Puro Flashback
Terapia x Psicoterapia. Qual a diferença?

 

 

Não há dúvida que nas últimas décadas a palavra "terapia" está em evidência. Cada vez mais o ser humano busca soluções para os seus problemas por meios terapêuticos, principalmente quando o assunto é o bem estar psicológico. Porém uma linha muito tênue divide a terapia da psicoterapia. Enquanto a primeira se vale do campo alternativo, a segunda tem como principio a base científica. Essa linha divisória não só separa a ciência do senso comum, como também abre espaço para debater o que se deve ou não fazer em nome da saúde humana.
A prática da Terapia Alternativa não é reconhecida pela psicologia, mas isto não quer dizer que ela não cause efeito numa pessoa. Ela só não tem a mesma resposta que um tratamento psíquico científico. Quem busca um tratamento alternativo muitas vezes se vale da premissa de que é algo natural, que não faz mal, pois harmoniza com a natureza e etc... Só que não podemos esquecer que veneno de cobra e cianeto são produtos 100% naturais e mortais. Outros fatores questionadores são: Por que não temos um conselho regulador das Terapias Alternativas? De onde vem tantos tratamentos? Onde foram publicados os seus estudos? Quem os aplicou?
Outra situação alarmante é o número de pessoas que buscam a Terapia Alternativa como forma de resolver algo de modo rápido, mesmo pagando muito caro e não tendo pesquisando a fundo do que realmente se trata. E ainda, atualmente o nosso modo de vida, com mensagens instantâneas, comidas instantâneas e decisões instantâneas tem nos tornados superficiais e ansiosos por resultados rápidos. Já os tratamentos psicológicos convencionais, apesar de terem a eficácia atestada cientificamente, são demorados, pois, muitas das vezes exigem um mapeamento completo do modo de vida do paciente, através de inúmeras sessões.
Uma nova terapia para entrar nos anais da história

Mariano Collantes, nascido em Corrientes, na Argentina. Biólogo e Mestre em Aproximações Moleculares e Ciências da Saúde pela Universidade de Valência, na Espanha, apresentou em fevereiro de 2016 uma palestra na TEDx Talks (disponível no site YouTube sob o título: Cómo fabricar una terapia alternativa | Mariano Collantes | TEDxUPValència) explicando como é fácil criar uma Terapia Alternativa.
Ele conta uma história real, que começou como uma brincadeira:
Em 2008 Mariano Collantes e seu colega de faculdade Fernando Cervera criaram um site dizendo que havia uma nova terapia alternativa capaz de curar enfermidades utilizando imãs e fezes. A FECOMAGNETOTERAPIA. E para facilitar a vida do usuário, essa terapia estaria disponível em comprimidos, xaropes, cremes faciais e até inaladores.
E eles colocaram em todo o site pistas de que tudo isso era uma mentira. Por exemplo: O suposto nome dos médicos que inventaram a Fecomagnetotarapia eram: Hugh Nielsen e Leslie Laurie. Uma mistura dos nomes dos famosos atores norte-americanos Leslie Nielsen e Hugh Laurie. Além de fotos falsas e outros truques grosseiros.
Com o tempo ocorreu o efeito "bola de neve" e logo os jovens acadêmicos começaram a ser convidados para participar de eventos como feiras e palestras sobre cura alternativa. Até um ex-assessor da presidência do México entrou em contato com Mariano pedindo-lhe para que Dr. Hugh Nielsen escrevesse o prefácio de seu novo livro sobre terapias alternativas.
E os academicos também escreveram para o Congresso de Deputados da Espanha, pedindo a opinião deles sobre as Terapias Alternativas e a Fecomagnetoterapia. Eles receberam apenas uma resposta da porta-voz da Secretaria de Saúde dizendo que esse tipo de tratamento deveria não só ser amplamente divulgado, como também estar coberto pelo Seguro Social.
E o resultado foi que toda essa experiência fez os jovens colocarem em dúvida todos os tratamentos alternativos e seus respectivos terapeutas. Nada e ninguém os impediu. Se quisessem sair da teoria à prática, provavelmente teriam exito.
Fernando Cervero e Mariano Collantes

O que pode ajudar o usuário a discernir "Terapia" de "Psicoterapia" é ele entender que nenhum psicólogo pode mesclar o alternativo com o científico. Ou ele é psicoterapeuta ou é terapeuta.
O desenvolvimento da psicologia na ciência está nas mãos de cientistas e acadêmicos, que produzem conhecimento. O campo da Psicologia é muito vasto como Psicanálise, Behaviorismo, Gestalt, TCC, entre outras. É um campo amplo que pode mesclar com outras áreas como Pedagogia, Filosofia e Educação Básica. E as Terapias Alternativas, quem as desenvolve?
Por Plínio Nogueira
Acadêmico em Psicologia pela Fauc

https://psicologoemprogresso.blogspot.com.br/2018/04/terapia-x-psicoterapia.html

 

 

Autor: Plínio Nogueira

Postada em: 22/04/2018

 

 

 

PEÇA SUA MÚSICA




Codigo:



 

2013-2018 - Puro Flashback® - As melhores músicas das últimas décadas

Desenvolvido e Hospedado por Maximum